A atriz interpreta Nicole, filha do rico colecionador de arte Charles Bonnet (Hugh Griffith). O pai diverte-se, e ganha dinheiro, forjando quadros de pintores famosos, como Van Gogh e Cézanne. A situação se complica quando ele empresta, a um museu de Paris, uma escultura de Vênus, atribuída a Cellini, falsa. Valor venal: um milhão de dólares.
Nicole resolve agir, a fim de salvar a reputação do pai. Ela convence o ladrão de obras de arte Simon Dermott (O'Toole, o astro de Lawrence da Arábia) a ajudá-la a subtrair a peça do local de exposição. Tarefa nada fácil. Com astúcia e habilidade, Simon é capaz de solucionar o problema.
Audrey Hepburn e Peter O'Toole lideram o elenco |
No filme, figuras típicas desse universo comercial e estético, como o marchand e o comprador, transitam nas duas margens do mercado. O milionário americano Davis Leland (Eli Wallach, o Calvera de Sete Homens e Um Destino), por exemplo, fica obcecado pela representação da deusa romana. Aceita comprá-la ilegalmente, mesmo que seja para deleite exclusivamente particular, distante de outros olhos.
A carreira de Audrey Hepburn deve muito a William Wyler. Ele a consagrou em A Princesa e o Plebeu, rodado em 1953. Como Roubar Um Milhão de Dólares é um dos últimos trabalhos assinados pelo cineasta. O longa não integra a lista de obras-primas de Wyler. Porém agrada.