segunda-feira, 31 de março de 2014

Golpe de 1964

O golpe militar no Brasil completa hoje 50 anos, sem a punição dos assassinos e torturadores a serviço do regime. Quero destacar um ótimo filme, que ajuda a compreender o período – que jamais deve ser esquecido – da ditadura militar: Pra Frente, Brasil (idem, Brasil, 1982), dirigido por Roberto Faria. Arbítrio, tortura, homicídio, participação de empresários na máquina repressora são aspectos abordados na obra.

Em 1970, ano da Copa no México, Jofre (Reginaldo Faria) é confundido com um "subversivo". Preso, passa por sucessivas sessões de tortura. O principal algoz é o sádico – o sádico – Barreto, interpretado por Carlos Zara. O irmão de Jofre, Miguel (Antônio Fagundes), e a mulher dele, Marta (Natália do Valle), tentam descobrir o paradeiro da vítima.

Pra Frente, Brasil é referência para compreender o período da ditadura

Inicialmente, a película foi censurada pelo regime. Posteriormente, foi liberado pelo Judiciário. Passou nos cinemas em 1983.

terça-feira, 18 de março de 2014

A Volta ao Mundo em 80 Dias

Uma das melhores adaptações para o cinema da obra do francês Júlio Verne (1828-1905) teve David Niven e Cantinflas nos papéis principais. Codirigido por Michael Anderson, Kevin McClory e Sidney Smith, A Volta ao Mundo em 80 Dias (Around the World in Eighty Days, Estados Unidos, 1956) diverte o espectador do início ao fim.

No ambiente vitoriano do século 19, Niven é enigmático e fleumático cavalheiro inglês Phileas Fogg, que tem sua rotina diária rigidamente prevista e cronometrada.  O personagem integra o austero Clube Reformador, onde passa o dia jogando cartas. Ele aposta com colegas de baralho que é possível, com o avanço dos meios de transporte, percorrer a Terra em 80 dias. À época, façanha inimaginável, menos para o determinado Mr. Fogg. Acompanhado pelo incrédulo criado Passepartout, interpretado pelo comediante mexicano Cantinflas, Fogg inicia a longa jornada. Se fracassar, perderá sua fortuna.

David Niven interpreta Philleas Fogg e Cantinflas, Passepartout

O itinerário dos heróis não corresponde examente ao livro, mas isso não enfraquece em nada a película. Londres, canal de Suez, Bombaim, Calcutá, Hong Kong, Yokohama, São Francisco, Nova York, Londres. Balão – isto não tem no texto de Verne –, trem, navio, elefante são utilizados para levá-los à frente.

O impávido Fogg e o intrépido Passepartout enfrentam perigos e contratempos, muitos capazes de inviabilizar a meta. Com coragem, inteligência e muito dinheiro, ambos avançam por dimensões continentais, enquanto o tempo escorre. No caminho, ganham a companhia da jovem princesa indiana Aouda (Shirley MacLaine) e do inspetor Fix (Robert Newton), que, sem revelar seu segredo, persegue Fogg por supô-lo ladrão de banco.

Marlene Dietrich, John Carradine, Frank Sinatra, Peter Lorre e Buster Keaton participam do elenco dessa superprodução. A Volta ao Mundo em 80 Dias venceu em cinco categorias o Oscar de 1957: melhor filme (concorreu com O Rei e Eu e Os Dez Mandamentos), montagem, roteiro adaptado, trilha sonora e fotografia.

quarta-feira, 5 de março de 2014

A Marca do Zorro

O astro Tyrone Power é o protagonista de A Marca do Zorro (The Mark of Zorro, Estados Unidos, 1940), sucesso de público e crítica. A obra, dirigida por Rouben Mamoulian (O Médico e o Monstro, versão de 1931), é remake do filme mudo, estrelado por Douglas Fairbanks, em 1920.

A história transcorre na Califórnia, no século 19. Power interpreta don Diogo Vega, filho de um rico fazendeiro. Após retornar da Espanha, Diogo encontra seu povo oprimido pelo novo governo. Castigos corporais e impostos exorbitantes fazem parte do cotidiano.

Diogo decide defender a população contra o arbítrio estatal. Assim, assume a identidade de Zorro, fora-da-lei que combate a tirania. Finge afetação, a fim de evitar suspeitas. Vestido de negro, com o rosto coberto, Zorro empunha a espada da justiça. 


Filme, lançado em 1940, foi sucesso de público e crítica

No ritmo de trepidantes cavalgadas, o personagem enfrenta contra os soldados e apaixona-se pela bela Lolita Quintero (Linda Darnell), sobrinha do... governador don Luis Quintero (J. Edward Bromberg). O principal adversário de Zorro é o capitão Esteban Pasquale (Basil Rathbone, um dos grandes vilões do cinema, sobretudo quando se trata de capa e espada). O duelo de esgrima entre os dois representa o momento mais aguardado da película.

A Marca do Zorro conduz imediatamente ao longa As Aventuras de Robin Hood (1938), com Errol Flynn. As presenças de Eugene Pallette e Rathbone, respectivamente, frei Tuck e  sir Guy de Gisbourne em Robin Hood, e o tema da luta do povo contra a opressão do governante fundamentam o paralelo.