quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras

Comecei o ano de 2014 bem: revi a leve e empolgante comédia Esses Homens Maravilhosos e Suas Máquinas Voadoras (Those Magnificent Men in Their Flying Machines or How I Flew from London to Paris in 25 hours 11 minutes, Reino Unido, 1965). Dirigido por Ken Annakin, o filme narra a corrida aérea entre Londres e Paris em 1910, nos tempos da aviação primitiva. À época, atravessar pelo ar o canal da Mancha,  porção de água que separa as terras britânicas das francesas, representava grande feito para frágeis aparelhos.

O proprietário de um jornal britânico decide patrocinar uma disputa com os principais aviadores do mundo. O vencedor ganha dez mil libras esterlinas. Comparecem os representantes da Inglaterra, Richard Mays (James Fox), dos Estados Unidos, Orvil Newton (Stuart Whitman), da Itália, conde Emilio Ponticelli (Alberto Sordi), da França, Pierre Dubois (Jean-Pierre Cassel), da Alemanha, coronel Manfred von Holstein (Gert Fröbe, o Goldfinger da série 007), e outros. Entre eles, o impagável vilão sir Percy Ware-Armitage, interpretado por Terry-Thomas – Dick Vigarista é inspirado no típico personagem do ator. Além do prêmio, o inglês e o americano disputam o amor da esperta Patricia Rawnsley (Sarah Miles), filha do empresário.

Aeronaves estranhas estão prontas para decolar... ou nem tanto. Em ritmo burlesco, ocorrem uma sequência trapalhadas, com acidentes risíveis. A música e o enlouquecido carro dos bombeiros transportam o espectador para o picadeiro. Nessa atmosfera circense, o cineasta homenageia as comédias  mudas dos anos 10.

Ator Terry-Thomas interpreta inesquecível vilão

Nesse "protótipo" do desenho Corrida Maluca, os melhores momentos ficam por conta das trapaças de sir Percy e dos embustes que a equipe francesa aplica na germânica, composta por "legítimos soldados e oficiais prussianos".

Após o sucesso da película, Annikin realizou Os Intrépidos Homens e Seus Calhambeques Maravilhosos, em 1969. Com Tony Curtis, Jack Hawkins e Terry-Thomas  no elenco, a versão de rali não teve o mesmo êxito do seu ancestral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário