quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vera Cruz

Vera Cruz (Estados Unidos, 1954) é obra-prima do western. Estrelado por Gary Cooper e Burt Lancaster e dirigido por Robert Aldrich, de Os Doze Condenados (1967), o filme constitui marco do gênero. Nele percebe-se o quão tumultuada foi a história mexicana no século 19. Completam o elenco Cesar Romero, Ernest Borgnine, Sarita Montiel e Charles Bronson (nos créditos, Charles Buchinsky).

Depois da Guerra Civil Americana (1861-1865), ex-militares viajam ao México atrás de fortuna. Entre eles, o arruinado sulista Ben Trane (Cooper). À época, o país, sob ocupação de forças francesas, vivia em conflito. De um lado, os rebeldes partidários de Benito Juárez; de outro, as tropas do imperador Fernando Maximiliano. Nesse contexto, Ben encontra-se com o inescrupuloso Joe Erin (Burt) e seu bando.


Gary Cooper e Burt Lancaster atuam em clássico do western

Os mercenários americanos, a soldo dos monarquistas, recebem a missão de conduzir a condessa Marie Duvarre (Denise Darcel) até o porto de Veracruz, de onde partirá a Paris. Eles suspeitam – assim como os juaristas – que escoltam mais do que a bela mulher. Envolvem-se em jogos de traição e com o perigo constante da morte. No fundo, Ben e Joe são homens diferentes. E diferentes, os destinos.

Jean Tulard, em Dicionário de Cinema - Os Diretores, observa que diferentes culturas confluem no longa. Sequências mostram pirâmides astecas, o povo mexicano, o aventureiro americano e o colonizador europeu.

O personagem de Bronson, Pittsburgh, toca harmônica. Em Era Uma Vez no Oeste (1968), de Sergio Leone, Bronson é chamado pelo nome do instrumento. Após atuar em Vera Cruz, Burt Lancaster realizou, em 1955, um dos seus dois únicos trabalhos como diretor: Homem Até o Fim. Bom western.

2 comentários:

  1. VERA CRUZ.Um filme que me leva à minha mocidade.Que infelizmente não volve.GARY COOPER e BURT LANCASTER, Sendo os atores principais e SARA MONTIEL ou SARITA, grande Atriz embora coadjuvante nesta película.Levando para o lado Político e criticando o IMPERIALISMO FRANCÊS,que naquela época dividia o Mundo com o PODEROSO IMPÉRIO BRITÂNICO.Embora com o menor quinhão.VERA CRUZ apresentou o IMPERADOR MAXIMILIANO, francês de nascimento, que invadiu o MÉXICO se autoproclamando SOBERANO ASTECA.Tendo como sustentáculo efêmero REINADO forças francesas.Mas não conseguiu sufocar o NACIONALISMO MEXICANO,que sob a liderança de BENITO JUÁREZ o destronou culminando com sua execução. ABDALAH IBN SAID ABU ISRAIL.

    ResponderExcluir
  2. É sensacional assistir a um filme que tem um elenco desses, a começar por Gary Cooper e Burt Lancaster.

    ResponderExcluir