segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Morro dos Ventos Uivantes

William Wyler dirigiu a mais célebre versão do romance O Morro dos Ventos Uivantes, da britânica Emily Brontë (1818-1848), retrato agudo e surpreendente do mal. Laurence Olivier, Merle Oberon e David Niven lideram o elenco dessa empolgante história de amor, ódio e vingança. O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights, Estados Unidos, 1939) é um filme inesquecível. O longa recebeu o Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco.

Narrado com a técnica de flashback, o drama começa quando um viajante chega, em meio à tempestade de neve, à inóspita propriedade do Morro dos Ventos Uivantes, na área rural da Inglaterra. Lá, ouve a trajetória do intratável Heathcliff (Olivier), atual dono do local.

Heathcliff, quando era órfão maltrapilho, foi levado para a residência pelo pai de Hindley (Hugh Williams) e Cathy (Merle) Earnshaw, então crianças. Hostilizado pelo menino, Heathcliff recebe o carinho da filha. Quando o chefe da família morre, ele perde a proteção, sofrendo, a partir de então, humilhações por parte de Hindley, que o trata brutalmente e o põe a trabalhar na estrebaria.

Laurence Olivier atua na mais célebre versão do romance

Cathy, já adulta, conhece o rico Edgar Linton (Niven), e com ele um novo mundo de prazeres e luxo, afastando-se do humilde Heathcliff. O personagem de Olivier promete vingança contra todos os que o maltrataram. A ligação entre Cathy e Heathcliff, porém, mostra sua força e resistência, ultrapassando o tempo.

Ator shakespeariano, sir Laurence Olivier continua a ser referência na arte da interpretação. Também foi competente do outro lado das câmeras. Realizou películas notáveis, como Henrique V (1946) e Hamlet (1948).

O som do vento persiste no sombrio morro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário