Nascido em uma família pobre de Nova York, Rocky (Newman) cresceu atormentado pelo pai, ex-boxeador frustrado e bêbado. A via criminosa transforma-se em meio natural de sobrevivência para o jovem. Bom de briga, faz parte de uma pequena gangue – um dos integrantes é Steve McQueen, não creditado. Rocky passa por reformatórios e pelo rigor dos trabalhos forçados na penitenciária. Ao sair, durante a Segunda Guerra Mundial, é convocado para o Exército. Depois de agredir um capitão, deixa as Forças Armadas, de forma desonrosa.
Por 10 dólares, aceita ser sparring. Surpreende, vencendo o adversário. Surge novo caminho: tornar-se pugilista profissional. Casa-se com a bela Norma (Pier Angeli), que não gosta de vê-lo lutar.
O recomeço é difícil. O passado o assombra. Ao se recusar a entregar um combate, acaba envolvido em um escândalo de fraude. Há sujeira no submundo do boxe. Mas ele não tem queixo de vidro, e ir para as cordas não significa derrota. Chegou a hora de desafiar o detentor do cinturão.
![]() |
Papel do campeão Rocky Graziano consagrou Paul Newman |
Pode-se mencionar, por fim, outros exemplos notáveis de longas sobre boxe: O Campeão, Rocky, um Lutador e Touro Indomável. Sobre este último, obra-prima do cineasta Martin Scorsese, pesa influência visível de Marcado pela Sarjeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário