A Confissão levou às telas as memórias de Arthur London. Militante revolucionário tcheco-eslovaco, combateu ao lado dos republicanos na Guerra Civil Espanhola e na Resistência francesa. Cosmopolita, London morreu em Paris, no ano de 1986.
A trama, que começa em 1951, se passa na extinta Tchecoslováquia. À época, paredes ostentavam retratos de Josef Stalin e do líder local Klement Gottwald.
Agentes de segurança do Estado sequestram o vice-ministro de Relações Exteriores, Gérard (Yves Montand, em grande atuação). Detido, acusado de trair o Partido Comunista, único legal, e de aliar-se ao imperialismo, é submetido a humilhações e torturas, físicas e psicológicas. Os carcereiros ordenam, a quase todo momento, "ande!", "ande!", "ande!" ou "deite na posição correta!", "deite na posição correta!".
![]() |
Filme faz forte crítica aos regimes autoritários do Leste Europeu |
Gérard rejeita as imputações, evidentemente mentirosas. Mas o partido não pode se enganar, reconhece qualquer militante da ortodoxia soviética. Gérard afirma que é melhor errar dentro do partido do que está certo fora dele. Aos poucos, cede às pressões. Ao lado de outros 13 dirigentes, entre eles o secretário-geral do partido, vai a julgamento. Acusados de trotskismo, titismo e sionismo – considerados "crimes" pelas autoridades –, devem confessar. Há duas penas possíveis: enforcamento ou prisão perpétua. A natureza do expurgo é implacável.
Nesse cuidadoso trabalho, Costa-Gavras explicita as falsidades, as manipulações e o caráter antissemita que envolviam o processo judicial.
Assim como a autobiografia do internacionalista Victor Serge, Memórias de Um Revolucionário, A Confissão mostra a mecânica do aparelho repressor do Estado stalinista. O contraste entre o genuíno idealismo e a realidade do regime choca.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirA CONFISSÃO. Um película que demonstra a realidade de uma Ideologia. O COMUNISMO fracassou devido ao cisma que houve patrocinado por STALIN, que inclusive mandou eliminar milhares de camaradas dentre os quais TROTSKI.Quiçá se não houvesse essa divisão interna dentro do COMUNISMO, O CAPITALISMO SELVAGEM não teria prosperado.ABDALAH IBN SAID ABU ISRAIL.
ResponderExcluirO filme é de 1970. Em 1956, houve a denúncia contra o stalinismo no XX Congresso do PCUS. A partir disso, nova cisão no bloco soviético, agora com a China de Mao.
ResponderExcluir