terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Kanal

Kanal (Polônia, 1957) é o segundo filme do prestigiado cineasta Andrzej Wajda, realizador de Cinzas e Diamantes e Lotna. Também trata da experiência polonesa na Segunda Guerra Mundial.

À época do lançamento, Kanal causou forte impressão em festivais. As imagens de combatentes irregurales poloneses nos esgotos da capital Varsóvia, destroçada pelos alemães, são, sem dúvida, espetaculares.


Sequências nos esgotos de Varsória causam forte impressão

A história se passa em 1944, quando a cidade se revolta contra a ocupação nazista. O Exército Clandestino Polonês, que conduz a revolta, espera a chegada em breve dos soviéticos. Porém, as forças de Stalin interrompem o avanço. A resistência dura 63 dias. Milhares de civis foram assassinados.

Wajda acompanha a luta final de uma unidade de insurretos. Desde o início do drama, quando a câmera acompanha a marcha do grupo, o espectador sabe o destino de cada patriota – a morte. Quem diz é o próprio narrador, que apresenta os personagens principais.

A batalha primeiro se trava nos escombros dos prédios. O poder de fogo alemão obriga a tropa a bater em retirada. Os canais subterrâneos são o caminho de fuga. Mesmo com alguma relutância, todos seguem a ordem. No labirinto de excrementos, lutam desesperadamente pela vida e pela vitória. Enfrentam gases, tiros e armadilhas do inimigo. Onde está a saída? Onde está a saída?

Ao lado de Geração e Cinzas e Diamantes, Kanal integra a chamada Trilogia da Guerra de Wajda. O próprio Wajda lutou na resistência polonesa. O pai do cineasta foi morto na floresta de Katyn, em uma execução em massa contra acusados de espionagem promovida por agentes soviéticos. Em 2007, o diretor realizou o longa Katyn. 

4 comentários:

  1. KANAL. Filme de ANDRZEJ WADJA. Retrata o heroísmo de um punhado de patriotas poloneses que optaram em combater os invasores nazistas e enfrentar o inferno dentro de canais de esgoto fecal, do que verem sua Pátria ultrajada pelos invasores nazistas.O u colaborando com os invasores como muitos tantos nacionais de países invadidos pelo invasor comum. ABDALAH IBN SAID ABU ISRAIL.

    ResponderExcluir
  2. Vou buscar esse filme, meu caro. Parece forte mesmo...

    Vi essa reportagem sobre Metropolis e lembrei de você, dá uma olhada: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/historia/26506/hoje+na+historia+1926+-+metropolis+de+fritz+lang+estreia+em+berlim.shtml

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O filme tem em DVD. Valeu pela dica sobre Metropolis.

    ResponderExcluir