quinta-feira, 17 de maio de 2012

Asfalto

Asfalto (no título original em alemão, Asphalt, 1929), do diretor Joe May, é um belo filme. É a história de um policial que deve prender uma linda ladra, mas é seduzido por ela. Ambos se apaixonam. Após o agente da lei cometer um crime, há queda e redenção, momentos em que existe grande força dramática. Um clássico do realismo social, nas palavras do crítico Jean Tullard.


A obra retrata um pouco do ambiente criminoso da Berlim dos últimos anos da República de Weimar, forma de governo que vigorou na Alemanha de 1919 a 1933, quando advém o nazismo como poder constituído.

Um pedaço da atmosfera descrita no romance Berlin Alexanderplatz, de Alfred Döblin, publicado em 1929, e transformado em minissérie de TV em 1980, por Fassbinder. Sobre esse período berlinense, boa referência é Antes do Dilúvio, obra do historiador e jornalista Otto Friedrich.

Erich Pommer foi o produtor de Asfalto. Ele produziu, entre outros marcos do cinema, O Gabinete do Dr. Caligari (1919) e O Anjo Azul (1930).

3 comentários:

  1. No aguardo ansioso pra ver. E também assistir Berlin Alexanderplatz, do Fassbinder. Preciso muito. Mande ver aí nas postagens clássicas...

    ResponderExcluir
  2. grande, grande, muito grande. ainda tou babando. valeu demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que você tenha gostado. Pelas várias qualidades que o Asfalto tem, é um filme inesquecível.

      Excluir