segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Fio da Navalha

Há duas versões cinematográficas, ambas dos Estados Unidos, conhecidas de The Razor's Edge (O Fio da Navalha), grande romance do britânico Somerset Maugham (1874-1965). É a história de um jovem norte-americano, Larry Darrell, que busca um sentido para a vida. Nessa odisseia existencial, o personagem pensa, lê e viaja muito, passando pela Índia e Paris.

A primeira adaptação, de 1946, foi dirigida por Edmund Goulding. No papel do herói, o astro Tyrone Power. Gene Tierney interpreta a ambiciona Isabel Bradley, noiva de Larry. Anne Baxter encarna Sophie MacDonald, amiga do casal, uma doce e encantadora alcóolatra – Anne vence o Oscar na categoria atriz coadjuvante. John Payne é o rico Gray Maturin, amigo de Larry e futuro marido de Isabel, após esta romper o compromisso. O drama tem belos cenários e atuações incisivas



A segunda incursão nessa obra de Maugham ocorreu em 1984, pelas lentes de John Byrum. Bill Murray (Larry), Catherine Hicks (Isabel), Theresa Russell (Sophie), James Keach (Gray) e Denholm Elliott, como o esnobe e de bom coração tio de Isabel Elliott Templeton, estão no elenco. Murray, que também é coautor do roteiro, e Theresa têm um dos melhores momentos de suas carreiras. Comovente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário