sábado, 19 de maio de 2012

A Face Oculta

Marlon Brando dirigiu um único filme, A Face Oculta (One-Eyed Jacks, Estados Unidos, 1961), um clássico do western. Stanley Kubrick estava escalado para realizá-lo. Mas, após problemas com Brando na escolha do elenco, deixou o encargo. O ator assumiu a tarefa.

Em uma história de traição, vingança e amor, Brando faz o papel de Kid Rio, um assaltante de bancos. Enganado pelo parceiro Dad Longworth, interpretado por Karl Malden, Rio, depois de alguns anos preso, parte para acertar as contas.

Considerado insólito pela crítica, pois Brando lançou mão de cenas incomuns para o gênero – como a frequente presença do mar –, a película tem momentos antológicos. Além disso, a presença dos parceiros Brando e Malden vale por si.

Outros grandes atores estiveram atrás das câmeras uma vez apenas. Dois exemplos. Charles Laughton (1899-1962) realizou o impressionante noir O Mensageiro do Diabo (1955), com Robert Mitchum na pele de um psicopata, e Peter Lorre (1904-1964) dirigiu Der Verlorene (1951).

2 comentários:

  1. O já discutido objetivo foi alcançado, pessoa. As películas entraram para a minha lista de próximos deleites, com destaque para Disque Butterfield 8, por inúmeros motivos. Entre eles a musa Liz e a semelhança com Bonequinha, um dos meus preferidos. Aguardo mais.

    ResponderExcluir