domingo, 5 de agosto de 2012

Aconteceu Naquela Noite

Poucos diretores de comédia romântica tiveram tanto prestígio quanto Frank Capra. Um dos seus principais trabalhos é o charmoso Aconteceu Naquele Noite (Estados Unidos, 1934), com Clark Gable e Claudette Colbert no elenco.
Colbert vive Ellie Andrews, a filha de um milionário que foge de casa porque o pai não lhe permite casar com um playboy. Na viagem, conhece o jornalista Peter Warne (Gable), profissional sem perspectivas de êxito. Peter descobre a verdadeira identidade de Ellie. Agora, sabe que tem nas mãos uma grande história e tentará vendê-la.
Ellie mostra antipatia por Peter. Porém, os percalços do caminho aproximam os dois. O amor será consequência natural.
A película possui uma das cenas mais famosas do cinema – audaciosa à época. Na estrada deserta, Colbert mostra, na presença de Peter, as pernas para pedir carona.

Cena audaciosa para a época

O sucesso da obra consolidou as carreiras de Gable e Colbert, tornando-os indiscutíveis astros. O longa conquistou o Oscar em cinco categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Gable), Melhor Atriz (Colbert) e Melhor Roteiro Adaptado. 
A história lembra a de A Princesa e o Plebeu (Estados Unidos, 1953), de William Wyler e com Gregory Peck e Audrey Hepburn nos papéis principais.
Depois de Aconteceu Naquela Noite, Colbert atuou em várias obras, entre elas Cleópatra (conferir postagem), em 1934. Gable atingiu o ápice no ano de 1939, com ...E O Vento Levou.

2 comentários:

  1. Bela lembrança, Isra. Talvez ainda se possa dizer que o filme popularizou o uso de camiseta de física mundo afora pela cena em que Gable aparece envergando uma.

    ResponderExcluir
  2. De fato, PH, isso foi uma das consequências do sucesso do filme. É o poder que tem o cinema de lançar ou destruir uma moda.

    ResponderExcluir