sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Bravura Indômita

Premiado com o Oscar de Melhor Ator – o único da carreira –, John Wayne está impecável no western Bravura Indômita (Estados Unidos, 1969). Ele vive o comissário da lei Rooster Cogburn, homem envelhecido, bêbado, caolho, destemido e decadente. Dirigido por Henry Hathaway (Lanceiros da Índia), o longa ingressou, com méritos, no rol dos clássicos do gênero.

Após ter o pai assassinado, a jovem Mattie Ross (Kim Darby) procura Cogburn, que tem fama de implacável caçador de bandidos. Ela paga 100 dólares para que capture o homicida Tom Cheney (Jeff Corey), que se juntou ao grupo de Lucky Ned Pepper (Robert Duvall). A malta se esconde em uma reserva indígena.

Wayne terá a ajuda do agente La Boeuf (Glen Campbell). Apesar da oposição da dupla, Mattie insiste em acompanhar a missão. Com muito senso de humor, o rabugento Cogburn guia os companheiros.

Há cenas célebres. Duas delas. A primeira: Cogburn, embriagado, cai do cavalo. Sem perder a “classe”, decide que ali mesmo irão acampar. A segunda: o astro coloca as rédeas do animal na boca, empunha nas mãos revólver e rifle e enfrenta, a galope, quatro criminosos. Momento incrível. Afinal, o cara se chama John Wayne.


John Wayne atua em cena incrível

Bom de tiro, Cogburn mata ratos, cobras e homens. Bom de coração, conquista a afeição de Mattie.

Em 2010, os irmãos Coen realizaram nova adaptação da história. Jeff Bridges interpretou o indômito personagem. Um êxito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário