O recém-formado advogado Ransom Stoddard (Stewart) chega à pequena cidade de Shinbone. Ele acredita na força da lei. No caminho, os temidos bandidos Liberty Valance (Marvin) e Reese (Van Cleef) o espancam. Ferido e humilhado, começa a trabalhar no restaurante de Hallie (Vera), em troca de comida e moradia. Disputará o amor dela com o durão Tom Doniphon (Wayne).
Liberty Valance, o facínora, aparece no estabelecimento. Reconhece a vítima, provocando-a. Tom intervém, em apoio ao bom moço. A temperatura ferve. Mesmo contrário ao uso de armas, Stoddard terá de enfrentar Marvin.
![]() |
Van Cleef, Marvin, Stewart e Wayne, em obra-prima de John Ford |
Anos depois, quando retorna a Shinbone para o enterro de Tom, Stoddard, agora senador dos Estados Unidos, recorda e esclarece os acontecimentos. Sobretudo, quem afinal matou o facínora.
O longa foi um dos últimos trabalhos de Ford. Mais uma obra-prima do realizador de Rastros de Ódio (conferir postagem).
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirBons filmes de WESTERN que assisti em minha infância que longe se fora e não volta mais.Como os protagonistas das películas,que já estão noutro plano.Mas perpetuados em seus filmes igual JOHN WAYNE e JAMES STEWART, ora divulgado e comentado pelo Cinéfilo ISRAEL RAHAL. Parabéns, continues a divulgar a Sétima Arte. ABDALAH IBN SAID ABU ISRAIL.
ResponderExcluirObrigado. Vou continuar divulgando a sétima arte.
ResponderExcluir