sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Homem que Matou o Facínora

O Homem que Matou o Facínora (The Man Who Shot Liberty Valance, Estados Unidos, 1962) é dos títulos máximos do western. O filme, narrado em flashback,  tem direção, roteiro e interpretações de primeira. Com precisão, o mestre John Ford conduz a história e o elenco, formado por John Wayne, James Stewart, Lee Marvin, Lee Van Cleef e Vera Miles.

O recém-formado advogado Ransom Stoddard (Stewart) chega à pequena cidade de Shinbone. Ele acredita na força da lei. No caminho, os temidos bandidos Liberty Valance (Marvin) e Reese (Van Cleef) o espancam. Ferido e humilhado, começa a trabalhar no restaurante de Hallie (Vera), em troca de comida e moradia. Disputará o amor dela com o durão Tom Doniphon (Wayne).

Liberty Valance, o facínora, aparece no estabelecimento. Reconhece a vítima, provocando-a. Tom intervém, em apoio ao bom moço. A temperatura ferve. Mesmo contrário ao uso de armas, Stoddard terá de enfrentar Marvin.


Van Cleef, Marvin, Stewart e Wayne, em obra-prima de John Ford

Anos depois, quando retorna a Shinbone para o enterro de Tom, Stoddard, agora senador dos Estados Unidos, recorda e esclarece os acontecimentos. Sobretudo, quem afinal matou o facínora.

O longa foi um dos últimos trabalhos de Ford. Mais uma obra-prima do realizador de Rastros de Ódio (conferir postagem).

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Bons filmes de WESTERN que assisti em minha infância que longe se fora e não volta mais.Como os protagonistas das películas,que já estão noutro plano.Mas perpetuados em seus filmes igual JOHN WAYNE e JAMES STEWART, ora divulgado e comentado pelo Cinéfilo ISRAEL RAHAL. Parabéns, continues a divulgar a Sétima Arte. ABDALAH IBN SAID ABU ISRAIL.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado. Vou continuar divulgando a sétima arte.

    ResponderExcluir