quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Os Canhões de Navarone

Obra espetacular, Os Canhões de Navarone (Reino Unido, 1961) pertence à lista dos grandes filmes de guerra. Dirigido por J. Lee Thompson, o longa, baseado no romance homônimo de Alistair MacLean (O Desafio das Águias), reúne forte elenco: Gregory Peck, Anthony Quinn, David Niven, Anthony Quayle e Irene Papas. A trama ganhou o Oscar de 1962 na categoria Efeitos Especiais.

Segunda Guerra Mundial. Em 1943, 2 mil soldados ingleses encontram-se encurralados em território grego. Estão prestes a serem atacados por alemães. Urge salvá-los. Mas a operação naval de resgate esbarra em poderoso obstáculo: os dois canhões da ilha de Navarone.


Armas alemãs devem ser destruídas

Pequena unidade é enviada para demolir os dispositivos nazistas. O especialista em explosivos cabo Miller (Niven), o coronel grego Andrea Stavros (Quinn), o major Roy Franklin (Quayle) e o capitão Keith Mallory (Peck), que assume o comando da expedição, integram o grupo. Maria Pappadimos (Irene), membro da resistência local, junta-se aos militares.

Peck, em mais uma grande atuação, comanda missão

Até alcançar o objetivo da missão, passam por diversos perigos. Tempestade no mar;  escalada de penhasco;  perseguição e tiros; sabotagem e traição.

O roteiro afastou-se do livro. A adaptação, contudo, não prejudicou o cerne da narrativa de MacLean. Aliás, a ilha de Navarone não existe.

No ano seguinte à feitura de Os Canhões de Navarone, J. Lee Thompson realizou a primeira versão de Cape Fear (no Brasil, Círculo do Medo), com Robert Mitchum e Peck. Em 1991, Martin Scorsese dirigiu nova adaptação da história – o assustador Cabo do Medo, com Robert De Niro e Nick Nolte.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário