quarta-feira, 6 de junho de 2012

Os Brutos Também Amam

Os Brutos Também Amam (Shane, Estados Unidos, 1953) é um dos mais cultuados faroestes. Dirigido por George Stevens (Um Lugar ao Sol e Assim Caminha a Humanidade), a obra logo ingressou no imaginário dos fãs do gênero.

Shane (Alan Ladd) é um misterioso e solitário cowboy que chega a um lugarejo. No local, os colonos tentam manter suas terras ante a ameação dos grandes proprietários de gado. Ele assume a briga, ao lado dos agricultores. Shane começa a trabalhar na gleba da família Starrett, onde moram o marido Joe (Van Heflin), a mulher Marian (Jean Arthur) e o pequeno Joey (Brandon de Wilde). A criança desenvolve profunda admiração pelo desconhecido, enquanto a esposa não esconde um sentimento amoroso.

O herói representa uma força visceral, apta a lutar por justiça. Mas ele é um homem de outro tempo, uma era que, com o advento da modernidade, acabará.


Alan Ladd é o herói Shane

O manda-chuva da região contrata um pistoleiro para solucionar a situação. O assassino profissional é o frio Jack Wilson (Jack Palance, nos créditos ainda como Walter Jack Palance). O duelo final é sensacional.


Palance é Jack Wilson

Quando escrevo este texto, lembro do jornalista, crítico de cinema e tradutor Paulo Perdigão, autor do livro O Western Clássico - Gênese e Estrutura de 'Shane'. Visitou três vezes o set, de onde recolheu poeira e pedras. Conheceu pessoalmente Stevens. Assistiu 82 vezes a obra. Mas o melhor: tinha uma cópia do filme personalizada. Nela, introduziu uma fala na qual ele avisa Shane de que Jack Wilson irá matá-lo.

2 comentários:

  1. Esses Clássicos apresentado.Me faz voltar a um passado distante.Em meu tempo de menino,na Cidade de Santa Maria/RS.Filmes como esse com JACK PALANCE.Um artista que no papel de Xerife ou Bandido empolgava a meninada da época que não volta mais.Áureos tempos,que não havia tantas drogas e que até os LADRÕES eram éticos,respeitavam as pessoas idosas e quando se deparavam com Causídico diziam "DR. EU NÃO VOU LHE FAZER NADA,POIS UM DIA TALVEZ PRECISAREI DO SENHOR"SALAM ALEICUN- ABDALAH IBN SAID ABU ISRAIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber disso. É bom revermos filmes que, de algum modo, foram marcantes em nossas vidas. Aleicun Salam Isiail ibn Abdalah

      Excluir