sexta-feira, 1 de junho de 2012

Reds

O ator Warren Beatty dirigiu um trabalho histórico notável: Reds (Estados Unidos, 1981). A obra narra a trajetória do jornalista comunista norte-americano John Reed (Beatty), autor de Os Dez Dias que Abalaram o Mundo, clássico livro reportagem sobre a Revolução Russa de outubro de 1917.

Beatty é John Reed

Reed sentiu de perto a efervescência revolucionária do povo. Como profissional e militante, frequentou os altos escalões do Partido Bolchevique. A película não expõe somente a euforia provocada por um momento de profundo impacto. Beatty também revela a decepção com os rumos da revolução. Nesse aspecto, no papel da anarquista Emma Goldman, é excelente a interpretação de Maureen Stapleton.

A escritora e feminista Louise Bryant, mulher de Reed, é representada por Diane Keaton. Jack Nicholson, sem caretas, é o dramaturgo Eugene O'Neill. Beatty mostra entrevistas com pessoas que viveram a época, entre elas o escritor Henry Miller. O recurso dá um tom documental ao filme.

Reed morreu em 1920, em um hospital de Moscou, vítima de tifo. Foi enterrado com honras de herói – é o único norte-americano sepultado junto às muralhas Kremlin, perto do mausoléu de Lenin.

O drama angariou diversos prêmios. Conquistou o Oscar nas categorias direção, melhor atriz coadjuvante (Maureen) e fotografia.

História envolvente, imagens esplêndidas e atuações marcantes fazem de Reds um momento especial do cinema.

4 comentários: