A Batalha de Stalingrado representou a virada da maré na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A vitória soviética significou o começo da derrocada da Alemanha hitlerista. Apesar do alto grau de incerteza, o Terceiro Reich estava com os dias contados. O filme Neve Ardente (União Soviética, 1972), do diretor Gavriil Yegiazarov, revela parte do gigantesco esforço, heroísmo e sacrifício do Exército Vermelho.
Após resistir à agressão de forças nazifascistas, que tentavam ocupar a cidade, em novembro de 1942 os soviéticos desfecharam contragolpes. Aproximadamente 230 mil agressores alemães e romenos ficaram cercados em Stalingrado, criando-se um bolsão. Tanques tentaram romper a barreira e foram repelidos. O longa reconstitui esse combate.
O principal foco narrativo reside na ação dos integrantes de uma unidade de canhões do Exército Vermelho.
A cena em que os soldados soviéticos rumam ao front, sob tempestade de neve, é extremamente bem feita. Com sequências de forte realismo, a resistência da bateria contra os blindados comove. Impossível esquecer o momento no qual, no auge dramático da ofensiva, a camarada enfermeira Tânia (Tamara Sedelnikova) deixa um ferido para municiar a peça de artilharia – os homens estão quase todos mortos e é imprescindível evitar a quebra da posição.
Stalingrado – ou a Cidade de Stalin, em russo – foi a maior e mais sangrenta batalha do conflito. Lutava-se corpo a corpo, prédio a prédio, rua a rua. Por dia, morriam cerca de 5 mil pessoas. A União Soviética teve mais de 1,1 milhão de baixas. As forças do Eixo, 700 mil (400 mil eram alemães).
A respeito do assunto, o francês Jean-Jacques Annaud realizou, em 2001, o primoroso Círculo de Fogo (a travessia do rio Volga e a visão da cidade são dantescas).
Livro indispensável sobre o tema, Stalingrado – o Cerco Fatal, do historiador britânico Antony Beevor, detalha o evento.
NEVE ARDENTE.Tive privilégio de assistir com meu querido filho ISRAIL IBN ABDALAH.O filme demonstrou o HEROÍSMO do POVO SOVIÉTICO durante a INVASÃO FASCISTA .Mas infelizmente ignorado pela MÍDIA DIREITISTA do Mundo.Que nos apresenta como vencedores da SEGUNDA GUERRA MUNDIAL,os ESTADOS UNIDOS,INGLATERRA e FRANÇA.Esta última se ajoelhou perante a Besta ADOLF HITLER.Aliás o desiderato dos ALIADOS OCIDENTAIS era em primeiro lugar DERROTAR o COMUNISMO SOVIÉTICO E MUNDIAL.Inclusive esperavam uma GRANDE INSURREIÇÃO POPULAR,na UNIÃO SOVIÉTICA para assim ruir o COMUNISMO. ABDALAH IBN SAID ABU ISRAIL.
ResponderExcluirTambém tive o privilégio de assistir a este filme com meu pai. Gostei muito do filme, pela qualidade técnica e porque dá a visão soviética da batalha.
ResponderExcluir